Manual Ability Classification System – MACS

Sistema de Classificação da Habilidade Manual para crianças com paralisia cerebral de 4-18 anos

Assim como o sistema GMFCS, O MACS também classifica as habilidades em 5 níveis diferentes, mas nesse caso, envolvendo as habilidades manuais da criança com PC ou seja, descreve como elas usam suas mãos para manipular objetos em atividades diárias.

Os níveis são baseados na habilidade da criança em iniciar sozinha a manipulação de objetos e a necessidade de assistência ou adaptação para realizar atividades manuais na vida diária. O folheto do MACS também descreve as diferenças entre os níveis, para tornar mais fácil a determinação de qual nível corresponde melhor à habilidade das crianças na manipulação de objetos.

O sistema foi desenvolvido em 2006 por um time de pesquisadores de várias universidades da Suécia em conjunto com o CanChild – Canadá, atualmente já conta com versões em 27 línguas, e já temos também a versão em Português, realizada por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Ciências do Comportamento, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo da USP.

Para ter acesso ao MACS em português, clique abaixo:

 

Em 2013, uma adaptação da MACS foi feita para ser utilizado em crianças de 1-4 anos, chamado de mini-MACS, ainda não temos a versão em português, mas caso deseja conhecer a versão em inglês, clique abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.