O Instituto Nossa Casa, plataforma nacional destinada a traduzir o conhecimento científico sobre Paralisia Cerebral (PC), realiza nesta quinta-feira, dia 06 de outubro, uma live para celebrar o Dia Mundial da Paralisia Cerebral.

Pessoas com deficiência (PDCs) serão destaques no palco do evento, transmitido pelo canal oficial da instituição no YouTube a partir das 20h.

Como aliada da causa, a cantora Mariana Nolasco estará com sua banda na live. Contaremos também com a participação da influencer Pequena Lo, do cineasta Daniel Gonçalves, Lari Mariano e apresentação do jornalista Rafael Bonfim, que tem paralisia cerebral e é cofundador do Instituto Nossa Casa.

Esperamos vocês as 20:00h no canal de YouTube do Instituto Nossa Casa.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR a LIVE do DIA MUNDIAL DA PARALISIA CEREBRAL!

O QUE É PARALISIA CEREBRAL?

Paralisia Cerebral é uma deficiência física que afeta a postura e os movimentos. É uma condição para a vida toda, mas no geral não piora ao longo do tempo. É causada por uma lesão no cérebro, ainda em desenvolvimento, seja antes, durante ou após o nascimento.

Embora ainda aconteça, as últimas pesquisas têm demonstrado que apenas uma pequena porcentagem dos casos ocorrem devido a complicações no nascimento (asfixia ou falta de oxigenação). Atualmente, acredita-se que no geral ela é acarretada por uma combinação de fatores, ou seja, uma série de eventos que aumentam as chances do bebê sofrer uma lesão no cérebro.

Alguns desses fatores que já foram identificados por pesquisadores são:

  • Prematuridade (menos de 37 semanas);
  • Baixo peso ao nascimento (pequeno para idade gestacional);
  • Trombofilia;
  • Inabilidade da placenta de fornecer nutrientes e oxigênio para o feto;
  • Incompatibilidade sanguínea entre mãe e feto;
  • Infecções virais no início da gravidez;
  • Infecções bacterianas da mãe, feto ou bebê, que atinja o sistema nervoso central do bebê;
  • Perda de oxigénio durante a gestação ou o parto, ou icterícia severa logo após o parto.

Antes de mais nada cada caso é um caso, mas independente da causa, o mais o importante é lutarmos para que pessoas com Paralisia Cerebral possam viver numa sociedade cada vez mais inclusiva, e possam se desenvolver saudáveis e felizes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.