Já ouviu falar no Go Baby Go? É um programa que adapta carrinhos elétricos de brinquedo para que crianças pequenas com deficiência possam se movimentar de forma independente. Criado na Universidade de Delaware por Cole Galloway e seus colaboradores, o programa é uma ferramenta vital para promover a independência, o desenvolvimento cognitivo espacial, as habilidades emocionais e a percepção das crianças.
Ações da Nossa Casa no Brasil
A Nossa Casa lidera várias iniciativas no Brasil para facilitar o acesso às informações sobre o Go Baby Go e às adaptações necessárias para a realidade brasileira. Nossas ações incluem:
- Cursos online
- Aulas gratuitas para familiares
- Tutoriais passo a passo gratuitos
Essas atividades ajudam a tornar a mobilidade motorizada acessível para mais crianças.
Importância da Mobilidade na Primeira Infância
A mobilidade restrita na primeira infância pode levar a um comportamento apático, especialmente relacionado à falta de curiosidade e iniciativa. O Go Baby Go combate isso, permitindo que as crianças explorem e interajam com o mundo ao seu redor.
Assista o vídeo e entenda mais sobre o Projeto Go Baby Go e a mobilidade motorizada:
Mobilidade Motorizada para Crianças com Paralisia Cerebral Nível GMFCS IV e V
Pesquisas mostram a relação entre mobilidade e desenvolvimento infantil para crianças com Paralisia Cerebral nos níveis GMFCS IV e V. Crianças com mobilidade limitada precisam de diferentes opções para diferentes contextos, aumentando as oportunidades de interação social e participação (Livingstone R, Paleg G, 2014). Cadeiras de rodas motorizadas e outros equipamentos de mobilidade precoce permitem que a criança inicie o movimento de forma independente, o que é crucial para o desenvolvimento do brincar, habilidades psicossociais, relações interpessoais e exploração do ambiente.
Desafios na Prática Clínica
Embora a pesquisa suporte esses benefícios, a prática clínica ainda precisa acompanhar. Muitas crianças com Paralisia Cerebral têm acesso apenas a cadeiras de rodas manuais. Há preocupações de que a mobilidade motorizada possa deixar a criança “preguiçosa” e sem oportunidades de aprendizado (Rodby-Bousquet E, Paleg G, Casey J, Wizert A, Livingstone R., 2016).
Promovendo a Mobilidade e a Independência
É essencial implementar práticas baseadas em evidências para garantir que crianças pequenas possam interagir e explorar o ambiente com uma variedade de opções de mobilidade. A mobilidade motorizada promove independência, relações sociais e engajamento em experiências significativas para a vida de crianças com limitações de mobilidade. Para essas crianças, a habilidade de se mover em direção a ou afastar-se de determinadas situações é crucial, especialmente se também têm limitações na comunicação verbal.
Importância da Perseverança
Paciência, perseverança e determinação de ambas família e terapeutas são essenciais para o aprendizado das habilidades de mobilidade motorizada.
Fontes: Livingstone R, Paleg G. Practice considerations for the introduction and use of power mobility for children. Dev Med Child Neurol 2014; 56: 210–21. 4o