Jardim

Janelas referentes ao desenvolvimento infantil e motor.

“O Jardim da nossa casa é o lugar mais importante, aonde florescem as oportunidades de um diagnóstico precoce e um futuro cheio de possibilidades.”

Dafne Herrero

Janelas

As janelas do desenvolvimento seriam os períodos que reconhecemos como o período ótimo para o aprendizado de alguma tarefa pelo bebê. Existem momentos em que o bebê está pronto para ser colocado em determinadas posturas ou se interessar por determinadas brincadeiras.

Mas como podemos saber a idade motora?

O quadro abaixo ilustra algumas idades motoras importantes para que possamos colocar nosso bebê em determinadas posturas e faixas etárias.

O quadro nos informa os principais marcos motores de idades chave para a estimulação sensorial e motora. Aos 3 meses, a tensão muscular de braços e pernas se faz importante para a extensão cervical, quando colocado de barriga para baixo, e apoio das mãos para sua abertura e exploração do ambiente. Aos 6 meses, destaca-se o encontro da linha média, a força de abdominais para movimentação livre dos membros e deslocamento de peso de um lado para o outro, caracterizando a aquisição do rolar.

Aos 9 meses, a alternância de apoio de braços e pernas, lado direito e esquerdo e impulso para as trocas posturais, dão a oportunidade de descarga de peso em membros inferiores e os primeiros movimentos pré-marcha. Aos 12 meses, o equilíbrio é muito divertido e sua perda, mais ainda. O bebê inicia o bípede (ficar em pé) e a busca pela estabilidade na postura mais evoluída.