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O Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) é um sistema de 5 níveis que descrevem a função motora grossa de pessoas com paralisia cerebral, com ênfase no sentar, andar e mobilidade. A versão original foi desenvolvida em 1997 e a versão revisada e expandida, em 2007 (GMFCS – E&R), que inclui a faixa etária de 12 a 18 anos.

O GMFCS é importante pois fornece aos profissionais e à família uma descrição clara da função motora da criança e também uma ideia do tipo de equipamentos e dispositivos de mobilidade que essa criança possa precisar, além de ser muito útil para elaborar objetivos. Atualmente, o GMFCS é utilizado amplamente ao redor do mundo e, por isso, está disponível em diferentes línguas. No site do CanChild, é possível encontrar a versão completa do GMFCS – E&R em português.

escala níveis paralisia cerebral

Abaixo segue um resumo dos níveis:

Nível I: A criança anda sem limitações.

Nível II: A criança apresenta alguma dificuldade para correr, pular, andar em terrenos irregulares e subir escadas sem apoio.

Nível III: A criança precisa de algum apoio para andar, como muletas ou andador. Para longas distâncias, a cadeira de rodas pode ser necessária.

Nível IV: A criança geralmente não consegue ficar em pé ou andar sem auxílio e, ainda assim, somente por curtas distâncias e quando é mais nova. O principal meio de locomoção é a cadeira de rodas, mas ela pode ser capaz de utilizar uma cadeira motorizada de forma independente.

Nível V: A criança não tem controle de tronco adequado e é dependente dos seus cuidadores para todas as suas atividades de vida diária

Conheça também o questionário do relato familiar do GMFCS

Uma das melhores formas de se estabelecer o nível funcional da criança com Paralisia Cerebral, é com a participação da família, para isso o CanChild fornece o questionário de relato familiar do GMFCS.

Além do sistema GMFCS, existem também o Sistema de Classificação da Habilidade Manual (MACS) , que descreve como crianças e adolescentes com PC usam suas mãos para manipular objetos em atividades diárias, também em 5 níveis; e também o Sistema de Classificação das Habilidades do Comer e do Beber (EDACS). 

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