Você sabe o que é “Tummy Time?”

É uma campanha norte-americana que visa encorajar pais a brincarem diariamente com seus bebês de barriguinha para baixo.

 

Porque o “Tummy Time” é importante?

A prática do Tummy time é importante para reduzir o tempo em que bebês passam de barriga para cima e com isso propiciar um melhor desenvolvimento. Acompanhe abaixo alguns de seus benefícios.

 

“Tummy time” é seguro?

Estudos atuais já dizem que os bebês devem ser incentivados desde o nascimento a passarem um tempo de barriga para baixo. Porém ainda hoje, é comum pais não se sentirem seguros em colocar bebês muito novos nessa posição, muitas vezes por recomendações do próprio pediatra. No passado, dormir de barriga para baixo foi associado como um fator de risco para Síndrome da Morte Súbita Infantil e por isso criou-se a campanha “Back to Sleep” que recomendava que bebês dormissem sempre de barriga para cima. Embora  tudo indique que dormir de barriga para cima é mesmo a posição mais segura para bebês, já que houve uma correlação entre a aderência à campanha “Back to Sleep” e a diminuição dos casos de Morte Súbita (American Academy of Pediatrics [AAP], 2000), pesquisadores ainda não foram capazes de identificar todos os fatores de risco para a morte súbita. Apesar de ser uma recomendação de segurança ao dormir, a campanha “Back to Sleep” acabou aumentando o medo dos pais de deixarem os bebês de barriga para baixo mesmo quando acordados, e com isso a incidência de plagiocefalia (achatamento da cabeça) e atraso no desenvolvimento motor aumentou consideravelmente, pesquisadores acreditam que se deve ao fato dos bebês estarem passando tempo demais de barriga para cima (Davis, Moon, Sachs, & Ottolini, 1998). Enquanto isso os pais ficam na dúvida se devem deixar seus bebês de barriga para cima ou para baixo. Por conta disso, a atual recomendação da Academia Americana de Pediatria tem sido “Back to Sleep – Tummy to Play”, ou seja, por segurança, dormir de barriga para cima e brincar de barriga para baixo.

 

Com quantos meses já pode iniciar a prática do “Tummy Time”?

Desde o nascimento, no entanto, para bebês que ainda não apresentam tanto controle, deve ser feito sempre com supervisão absoluta e enquanto estão acordados e alertas, é importante que os pais percam o medo da postura e iniciem nem que seja apenas por alguns minutos e vá progressivamente aumentando o tempo conforme a tolerância do bebê, no início alguns bebês se sentem desconfortáveis por não estarem acostumados, é bom insistir de pouquinho em pouquinho, mas enquanto ele esteja bem, não precisa forçar. Ao passar dos meses, o bebê vai adquirindo mais controle e passa a gostar mais da posição. Tudo com calma e sem obrigação! O principal é saber que não é saudável para o desenvolvimento dos bebês que passem tanto tempo de barriga para cima. Já que eles ficam nessa posição enquanto dormem, o ideal é  que quando estão acordados, sejam incentivados a ficaram em outras posições, além disso recomenda-se balancear o uso de equipamentos que mantêm o bebê sempre nessa mesma posição e restrinjam seus movimentos (bebê-conforto, cadeirinha de carro, berço, carrinho etc), tais equipamentos são importantes para auxiliar na supervisão, cuidado e transporte do bebê, mas devem ser usados com moderação.

 

Está com dificuldade de realizar o “Tummy Time” e quer algumas dicas?

Clique aqui e faça o download desse incrível material fornecido pelo Pathways com algumas dicas.

 

Bom Tummy Time a todos!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.